Mato Grosso, Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat divulga lista dos aprovados no Programa de Mestrado em Linguística
Pós-graduação
Unemat divulga lista dos aprovados no Programa de Mestrado em Linguística
14/12/2009 17:14:38
por Coordenadoria de Comunicação Social

Divulgada a lista dos aprovados que formarão a primeira turma do Programa de Mestrado em Linguística da Unemat. O processo de seleção ocorreu no final do mês de novembro e início de dezembro.O período de matricula está marcado para de 01 a 05 de março.

Com 12 vagas, o programa foi aprovado este ano pela Capes e possui duas áreas de concentração: “Estudo das relações entre língua, história e instituições” e “Estudo das relações entre língua, história e instituições”, e as linhas de pesquisa “Análise de línguas, escola e ensino” e “Estudo dos processos discursivos e análise semântica da enunciação”.O programa é vinculado ao Instituto de Linguagem e ao Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem da Unemat.

Cepel

O Cepel nesse ano de 2009 vem desenvolvendo uma série de eventos acadêmicos como palestras e conferencias que têm como objetivo a aproximação da comunidade universitária e educadores da região fomentando assim, estudos e pesquisas na área linguagem.

Na última semana o Cepel recebeu a pesquisadora professora doutora Eni Orlandi, da Unicamp, e o professor doutor Eduardo Guimarães em palestras realizadas no auditório da Cidade Universitária em Cáceres.

Eni Orlandi falou sobre o tema Língua e Nação. A professora doutora é pesquisadora da Unicamp e a maior referência na área da análise do discursos no país. Na palestra a pesquisadora falou sobre o sentido da Nação e Língua. Segundo a pesquisadora o processo de concepção de nação para os brasileiros se deu após bem antes da formação do Estado brasileiro. Isso se deu de forma diferente em Portugual que o entendimento de Nação e Estado de dá concomitantemente.

Na linguagem como também de outras ciências, a língua é um elemento principal da formação cultural de um povo. Como povos “colonizados”, absorvemos dos nossos colonizadores o sentido de Nação, já que o Estado brasileiro vai ser formado na República. Com isso a língua vai ganhando adquirindo características dessa relação colonizado e colonizador.

Orlandi falou também da contribuição dos povos africanos, indígenas e lusitanos para formação da língua portuguesa usada no Brasil que é bem diferente da usada em Portugal e também nos paises africanos de língua portuguesa.Já o professor doutor “Os sentidos de História”. Eduardo Guimarães é coordenador do programa doutorado interinstitucional em Linguistica Unicamp/Unemat.

O evento realizado no dia 09 de dezembro marcou a implantação do mestrado de Lingüística da Unemat. Um momento comemorado também pela equipe da Unicamp. O programa de mestrado surge como resultado da relação entre Unemat e Unicamp que começou na década de 90, solidificou com o desenvolvimento qualificação do quadro docente da Unemat em nível de mestrado e agora de doutorado.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada